Projeto da Emlur transforma em áreas verdes espaços antes tomados por descarte irregular de resíduos
17 de agosto de 2025A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur) realiza, desde 2023, um projeto que transforma terrenos baldios, antes tomados pelo lixo, em áreas verdes e ajardinadas. A ação muda completamente a paisagem urbana e transmite uma mensagem clara: o cuidado com o espaço público é responsabilidade de todos.
Um dos locais mais recentes que passou por essa revitalização foi a Rua Jornalista Alírio Wanderley, no bairro Treze de Maio. O espaço era tomado por lixo devido ao descarte irregular de resíduos. Os agentes de limpeza retiraram os entulhos, colocaram areia, aproveitaram pneus que foram jogados no próprio local e plantaram mudas de árvores.
A engenheira da Emlur, Raíssa Fernandes, que coordena o projeto, destaca que o mais importante não é apenas transformar o terreno em jardim, mas conscientizar a população. “Esse projeto é mais demorado, pois além de fazer a revitalização dos pontos de lixo, a gente precisa fazer campanhas de conscientização ambiental com a população que mora nas redondezas”, esclarece. Além do Treze de Maio, já receberam o projeto os bairros de Manaíra, Brisamar, João Agripino e Mandacaru.
A presença de árvores e jardins não apenas embeleza a cidade, mas também contribui para reduzir a poluição do ar, amenizar a temperatura e criar um ambiente mais agradável para quem circula ou vive nas proximidades. A engenheira da Emlur ressalta que, para os moradores, o impacto é direto e profundo.
“Terrenos abandonados e usados irregularmente para descarte de lixo costumam ser focos de proliferação de insetos, roedores e doenças, além de transmitirem uma sensação de abandono e insegurança. Ao revitalizar esses espaços, a Emlur promove mais saúde, segurança e qualidade de vida para a comunidade”, comenta Raíssa Fernandes.
Além desses benefícios, o projeto ainda estimula um senso de pertencimento e responsabilidade coletiva, essencial para que as melhorias sejam duradouras. “Quando a comunidade entende que o jardim é fruto de um esforço conjunto e que sua conservação depende de cada morador, as chances de o local voltar a ser um ponto de descarte irregular diminuem consideravelmente”, finaliza.
Serviço – A população pode solicitar os serviços da Emlur pelos telefones (83) 3213-4237, 3213-4238 e 3213-4240 ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Outra opção é acessar a plataforma Prefeitura Conectada, no site da Prefeitura de João Pessoa.