Imetro-SC conclui operação Abastecimento Seguro em Santa Catarina

24 de setembro de 2025 Off Por admin

Ação ocorreu simultaneamente em todos os estados por meio dos órgãos delegados do Inmetro

Entre os dias 15 e 19 de setembro, o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC), participou da Operação Nacional Abastecimento Seguro, uma ação coordenada em todo o país com foco na fiscalização de bombas de combustíveis e combate a fraudes no setor.

O objetivo foi assegurar que as bombas de combustíveis estejam funcionando de forma correta, sem fraudes eletrônicas, para que o volume de combustível chegue ao tanque dos veículos dos consumidores na quantidade certa. A operação fiscalizou bombas de combustíveis, dispensers de gás natural veicular (GNV), extintores de incêndio e o aditivo ARLA 32 utilizado para redução das emissões dos motores à diesel.

Para o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, a operação teve um resultado positivo. “Aqui em Santa Catarina, tivemos um resultado bastante satisfatório, já que não foram encontradas fraudes eletrônicas, nossa principal preocupação. Seguimos a determinação do governador Jorginho Mello de coibir práticas ilícitas e fortalecer o comércio seguro e a justa concorrência”, afirmou.

Bombas de Combustível

Em Santa Catarina, a operação fiscalizou 520 bombas de combustível em 42 postos, distribuídos em 11 cidades. Desse total, foram registradas 43 reprovações. Destas, oito bombas foram interditadas, por apresentarem vazamentos. Os proprietários dos postos têm um prazo de 10 dias para realizar os reparos. A operação também fiscalizou seis dispensers de GNV, dos quais três foram interditados por erros que causavam prejuízo ao consumidor. Nestes casos é aberto um processo administrativo.

Segundo o diretor de Metrologia Legal do Imetro-SC, Hercílio de Oliveira Bez, a maioria das reprovações se deu por problemas como o visor com dígitos queimados, falhas no sistema de iluminação, falta de inscrições obrigatórias e mau estado de conservação, além dos vazamentos que acarretaram as interdições. A operação contou com a atuação de técnicos especializados em fraudes eletrônicas nas bombas. “Ressaltamos que esse ano já foram fiscalizadas mais de 20.600 bombas de combustíveis e, até o fim do ano, todos os postos de Santa Catarina serão fiscalizados, assim como ocorreu em 2024”.

As bombas de combustíveis foram fiscalizadas nos estabelecimentos situados nas seguintes cidades: Guatambú, Planalto Alegre; Blumenau; Gaspar; Joinville; Jaraguá do Sul; Grão Pará; Cocal do Sul; Tubarão; Florianópolis e São José.

ARLA 32

A operação também fiscalizou postos que comercializam o ARLA 32 – Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo, utilizado em veículos a diesel para reduzir a emissão de gases poluentes. Foram inspecionados 99 produtos em 13 cidades, todos aprovados. Não foram encontrados extintores de incêndio para a venda, nos estabelecimentos fiscalizados. Os fiscais estiveram nos municípios de Chapecó, Guatambu, Planalto Alegre, Coronel Freitas, Rio do Sul, Chapadão do Lajeado, Ituporanga, Lages, Rio Rufino, Painel, Urupema, Criciúma e Itapoá.

 “Fiscalizamos a certificação da qualidade do Arla 32 e, neste ano, a operação nacional teve grande amplitude nas regiões do Estado, evidenciando assim a presença do Imetro-SC e fortalecendo a segurança dos produtos que estão no escopo da ação”, avalia o diretor de Fiscalização da Qualidade do Imetro-SC, Vinícius Moreira.

Denúncias

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 643 5200 (segunda a sexta-feira, das 12h às 19h).

Outras informações:
Saiba mais sobre o Imetro-SC aqui
Acompanhe o Imetro-SC nas Redes Sociais