Eleitos representantes de Santa Catarina para a Conferência Nacional de Assistência Social

9 de outubro de 2025 Off Por admin

Foto: Divulgação/SAS

Sessenta e seis representantes de Santa Catarina foram eleitos para a etapa nacional nesta quinta-feira, 9 de outubro, no encerramento da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/SC) e pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), em São José.

Os delegados irão para a etapa nacional de 6 a 9 de dezembro, em Brasília. Na capital eles vão apresentar as propostas elencadas por Santa Catarina. O objetivo é avaliar a Política Nacional de Assistência Social e propor diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

“Concluímos hoje a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social. Foram três dias de discussões, deliberações e construções em relação ao Suas. Foi uma conferência histórica, com uma presença maciça dos usuários da Política de Assistência Social. Tivemos cinco deliberações elencadas para serem encaminhadas ao Governo Federal e 10 deliberações para o Governo Estadual. Foi um evento de sucesso, de muito impacto e celebrado pelas equipes que participaram”, disse o presidente do Ceas/SC, vice-presidente do Ceas, Gabriella Dornelles.

Quase 700 representantes participaram durante três dias e debateram sobre o tema principal: “20 anos do Suas: construção, proteção social e resistência”. Os participantes também trataram sobre temas como: universalização do Sistema Único de Assistência Social (Suas); aperfeiçoamento contínuo do Suas; integração de benefícios e serviços socioassistenciais; gestão democrática, informação no Suas e comunicação transparente.

A questão do financiamento da política de Assistência Social em Santa Catarina foi destaque na abertura da conferência. A secretária da SAS, Adeliana Dal Pont, disse que o estado é referência nacional com seus pisos de financiamento, mas ainda é preciso avançar para que a Assistência Social tenha em todos os níveis um orçamento próprio, regulamentado por lei.

Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos. Fotos: Joice Flores/ SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: [email protected]