Caminhada do Outubro Rosa reúne cerca de 300 mulheres em Nova Iguaçu

17 de outubro de 2025 Off Por admin

Caminhada do Outubro Rosa reúne cerca de 300 mulheres em Nova Iguaçu




O autocuidado feminino e a prevenção ao câncer de mama seguem em pauta em Nova Iguaçu. Nesta sexta-feira (17), cerca de 300 mulheres participaram da Caminhada do Outubro Rosa, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL). A atividade começou na Vila Olímpica de Nova Iguaçu e passou pelas ruas Luís de Lima, Governador Portela, Professor Paris e Via Light, no Centro, reunindo muita energia e conscientização sobre o tema.

As participantes integram o projeto “Esporte é Saúde nos Bairros” (ESB), que oferece aulas de ginástica, funcional e dança em cerca de 80 espaços públicos, entre praças e quadras, espalhados por toda a cidade. O programa reúne mais de 2 mil alunos, promovendo saúde, bem-estar e socialização.

Uma das participantes é Márcia Maria dos Santos, 73 anos, moradora do bairro Jardim Tropical. Há 25 anos, ela foi diagnosticada com o câncer de mama.

“Eu senti um nódulo no seio ao fazer o autoexame. Procurei o médico e descobri a doença. Foi necessário retirar a mama, mas felizmente eu fui curada”, conta a idosa, primeira aluna matriculada no núcleo Jardim Tropical do ESB. “Comecei há cinco anos e chamei toda a vizinhança para participar também. Hoje eu vivo muito bem, faço movimentos com o corpo que antes não conseguia”, comemora.

A professora de Educação Física Isabel Elguesabal, que orienta turmas nos bairros Jardim Tropical e Califórnia, destacou a importância da atividade física para a saúde integral.

“Além de ser fundamental para a saúde do corpo, a prática da atividade física faz bem também à mente. Desde que autorizada pelo médico, ela pode ajudar muito pessoas em tratamento contra o câncer e outras doenças”, explica a professora.

De acordo com Cássia Ribeiro, coordenadora do ESB, o projeto integra a prática do esporte aliada à saúde, oferecendo atividades junto aos profissionais de educação física e atendimento das equipes de enfermagem. 

“Temos mais de duas mil pessoas inscritas nos nossos núcleos, desde o Km 32 até Jaceruba. Oferecemos atividades de dança, ginástica e funcional. Mais que esporte e saúde, o projeto promove a socialização entre nossos alunos”, garante. 

Quem quiser participar do projeto pode se inscrever diretamente no núcleo de preferência. A lista completa com endereços, dias e horários das atividades está disponível em novaiguacu.rj.gov.br/semel/esb.