Após fala do governador, Vasco entende que jogo contra o Nova Iguaçu deve ser no Maracanã | NETVASCO

13 de março de 2024 Off Por

Após fala do governador, Vasco entende que jogo contra o Nova Iguaçu deve ser no Maracanã Quarta-feira, 13/03/2024 – 20:39 Na noite desta quarta-feira, o governador Cláudio Castro divulgou um vídeo afirmando que o Maracanã está disponível para receber o jogo Nova Iguaçu e Vasco. Veja o vídeo abaixo. – Fala, pessoal, sobretudo o torcedor vascaíno, queria fazer um esclarecimento importante. Em primeiro lugar, não há, nunca houve e não vai haver nada contra o Vasco vindo do Governo do Estado. No último domingo, me ligaram para avisar que o Vasco entraria em campo com a camisa escrita “Maracanã para todos”. Avisei a FERJ que o governo não tinha nada a ver com isso. No dia seguinte, me ligaram o deputado Anderson Moraes e o presidente do Nova Iguaçu, falando que o Nova Iguaçu gostaria de jogar no Maracanã. Eu disse que era bem-vindo o jogo, que estava liberado Vasco e Nova Iguaçu jogarem. Não sei porque adiaram o jogo – disse Castro, que enfatizou: – Quero garantir para você, torcedor do Vasco e do Nova Iguaçu e para as duas diretorias, o Maracanã está à disposição de qualquer jogo. Se a FERJ e o mandante (Nova Iguaçu) quiserem fazer o jogo lá, podem fazer. Ao ser perguntado pelo ge sobre as últimas repercussões, o Vasco afirmou que “caso haja efetivamente um recuo dos envolvidos em proibir a partida no estádio, reitera o entendimento de que o Maracanã, por relevância, logística e segurança, é o melhor palco para a realização da partida semifinal do Campeonato Carioca e coloca sua estrutura à disposição de todos para apoio na operação da partida”.

Cláudio Castro governador Rio de Janeiro — Foto: Cristina Boeckel/g1

Nesta quarta-feira, Nova Iguaçu e Vasco protestaram contra não poderem atuar no estádio. O clube da Baixada Fluminense, mandante da semifinal do próximo domingo, destacou que solicitou o Maracanã ao consórcio na última segunda. Foi ignorado até as 12h desta quarta, quando a Ferj orientou o clube a indicar outro estádio. O ge procurou o Consórcio Fla-Flu para conhecer os motivos da demora desta semana para responder à solicitação do Nova Iguaçu e também sobre o veto, o que descumpre o previsto em contrato de Termo de Permissão de Uso.

Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro — Foto: Leandro Amorim/Vasco

Pela assessoria, o consórcio se limitou a responder: “O Nova Iguaçu precisava de uma resposta até o meio-dia de hoje (13/03). Como o consórcio ainda estava analisando a solicitação feita, o clube optou por marcar logo o jogo no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda.” O contrato de Termo de Permissão de Uso, que permite a Flamengo e Fluminense administrar provisoriamente o Maracanã desde abril de 2019, prevê que os permissionários devem ceder o estádio para outros clubes em uma das cláusulas – parágrafo Quinto, letra B. “fica vedado… favorecimento a uma ou mais de uma agremiação clube… por meio de oferta de utilização exclusiva ou preferencial do Complexo, em especial, do Estádio Jornalista Mário Filho”.

Trecho do contrato público firmado entre Flamengo e Fluminense com o Governo do Estado — Foto: Reprodução

Ao ser procurado pelo ge, Governo respondeu que todas as cláusulas do TPU que confere a Flamengo e Fluminense estão vigentes e que não foi comunicado de descumprimento de qualquer cláusula. Se oficializado, irão investigar o possível veto ou descumprimento. Todas as cláusulas do contrato de Termo de Permissão de Uso que confere aos clubes Flamengo e Fluminense a gestão do Maracanã estão vigentes. Até o momento, o Governo do Estado não foi comunicado formalmente sobre possível descumprimento de qualquer cláusula do contrato. Caso seja oficializado, o Estado realizará uma avaliação técnica para checar se houve veto ou descumprimento de qualquer regra e tomará as medidas cabíveis, caso seja confirmada a conduta. Sobre a licitação No mesmo vídeo, Cláudio Castro aproveitou para falar sobre a licitação para administração do Maracanã, que está em andamento na fase de abertura das propostas técnicas. São três concorrentes pelos próximos 20 anos do estádio: Arena 360, Flamengo e Fluminense juntos, Vasco e WTorre. O governador do Rio de Janeiro disse que há um movimento para criar uma narrativa de que o Governo está contra o Vasco e afirmou que o Estado não tem nada contra qualquer clube ou consórcio. Além disso, disse que o processo é fiscalizado pelo Tribunal de Contas do Rio e pelo Ministério Público, independente de clubismo ou qualquer outra suspeita. – Sobre a licitação, vamos esclarecer como ela está: tem três consórcios. Um de Fla-Flu, um de Vasco e WTorre e um terceiro. Neste momento, só foi apresentada a proposta técnica, que ainda não foi avaliada. Sequer, foi aberta a proposta financeira. Então, todos continuam disputando em pé de igualdade. Estão querendo criar uma narrativa de que há algo contra o Vasco. Nem chegou na fase da nota ainda. Queria esclarecer para você, vascaíno, que isso é fake news. Mentira. Não temos nada contra clube algum, nem consórcio nenhum. – É algo público que está funcionando dentro da lei, acompanhado de perto do Tribunal de Contas do Rio e pelo MP. Quem fizer a melhor proposta, levará. Independente de clubismo. Reitero que se o mandante quiser fazer o jogo lá, está 100% liberado. Fonte: ge

Fonte: www.netvasco.com.br/n/332778/apos-fala-do-governador-vasco-entende-que-jogo-contra-o-nova-iguacu-deve-ser-no-maracana