Centro Cultural de Mangabeira começa inscrições para 664 vagas em cursos e oficinas gratuitas
20 de janeiro de 2025A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), começou a inscrever, nesta segunda-feira (20), para 664 cursos e oficinas gratuitas no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena. Quem foi até o local, a partir das 9h, recebeu um QR Code para fazer a inscrição online, que também está disponível neste link, até o dia 26 de janeiro. As pessoas sem acesso à internet são atendidas no espaço. Para mais informações sobre a disponibilidade de vagas, basta entrar em contato pelo telefone (83) 3238-9857.
Foram abertas vagas para cursos de percussão, DJ, técnica vocal, acordeon, violão, cavaquinho, canto coral, arte integrada, pintura sobre tela, informática, mágica, teclado, flauta doce, FitDance, trompete, marketing pessoal e motivação profissional. O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, explica que esses cursos fazem parte de uma estratégia que a Prefeitura de João Pessoa mantém como parte da sua política de cultura.
“Nós temos um conjunto de atividades que vai desde a realização de grandes eventos dentro do nosso calendário anual, até uma linha de atuação na formação e capacitação das pessoas. Tanto de artistas quanto de pessoas com determinadas vocações que desejam um processo de profissionalização ou simplesmente o domínio da linguagem artística”, comenta.
Foi exatamente com esse propósito que o aposentado Vicente Ferreira foi ao Centro Cultural de Mangabeira. Com mais disponibilidade de tempo, ele decidiu que em 2025 vai estudar música. “Eu amo música. Já tenho e arranho tocar alguns instrumentos. Aí fiquei sabendo dos cursos e decidi me inscrever para aprender a tocar cavaquinho”, revela.
Além de cursos voltados para a música, foram oferecidas vagas para atendimento ao cliente e direitos do consumidor, noções básicas de funções administrativas e comportamento profissional, gastronomia, informática e outros cursos em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura (Sedec), de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) e de Ciência e Tecnologia (Secitec).
A dona de casa Sueli Domiciano Barbosa foi ao Centro Cultural de Mangabeira para se inscrever no curso de informática. “Eu sinto dificuldade de acessar a internet. Às vezes, preciso pesquisar coisas em relação à saúde do meu filho, e eu não sei. E esse ano estou querendo resolver isso”, contou animada.
O diretor da Funjope, Marcus Alves, explica que o Centro Cultural de Mangabeira foi escolhido para a realização dos cursos por ser um equipamento de perfil educativo. Além disso, o espaço já recebe atividades culturais da Prefeitura de João Pessoa, como a Tardezinha Inclusiva, os festivais de quadrilha junina, os encontros de artistas da Região Sul e de toda Mangabeira.
“Então, nós também atuamos na oferta desses cursos, como uma maneira de atrair um público novo, capacitar, formar e permitir que as pessoas tenham acesso a uma boa qualificação do ponto de vista do domínio das linguagens artísticas”, ressalta.
Serviço – As vagas dos cursos estão sendo preenchidas por ordem de chegada. Basta procurar a secretaria do Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 21h. É preciso apresentar documento de identificação com foto. Menores de idade devem comparecer com um responsável. A inscrição online está disponível neste link. O Centro Cultural fica na Avenida Josefa Taveira, 1.777. Mais informações no telefone (83) 3238-9857.