IMA aprimora a gestão ambiental com a política geoespacial em Santa Catarina
26 de janeiro de 2025
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) tem se destacado como um dos órgãos ambientais de maior referência no país quando o assunto é a utilização de ferramentas digitais, normatizações e tecnologias.
Por meio da geotecnologia, o Instituto transformou de forma significativa sua maneira de operar e aprimorar a gestão ambiental no estado.
O uso de mapas e imagens de satélite permite a análise precisa das condições ambientais de uma área, identificando aspectos críticos que devem ser considerados durante o processo de licenciamento.
Com a espacialização dos dados, os técnicos conseguem identificar possíveis áreas sensíveis, como nascentes, áreas de preservação permanente (APPs) e reservas legais garantindo um licenciamento mais assertivo e detalhado.
A utilização de drones trouxe capacidade de monitoramento em locais de difícil acesso, onde uma vistoria de campo seria inviável.
Por meio do Relatório Geo, o IMA disponibiliza a consulta de dados ambientais e a visualização de mapas interativos.
Para o licenciamento, a ferramenta permite que os técnicos gerem relatórios geoespaciais detalhados, o que torna mais simples a verificação das condições ambientais de uma área.
A presidente do IMA, Sheila Meirelles, a gestão inovadora e tecnológica dá uma nova dinâmica aos processos que passam pelo Instituto:
SONORA