Governo de MS destaca integração, comércio e irmandade com os países vizinhos – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

19 de fevereiro de 2025 Off Por admin

Na solenidade de abertura do Seminário Internacional da Rota Bioceânica, que ocorre em Campo Grande, o governador Eduardo Riedel destacou que este novo corredor vai promover integração, impulsionar o comércio, mas acima de tudo proporcionar um sentimento de fraternidade e irmandade com os países vizinhos.

“O que nos une é tirar este sonho do papel. Temos a obrigação de motivar a nossa gente. O sentimento de irmandade é o principal elo da Rota Bioceânica, muito mais do que as obras e comércio internacional. Estes benefícios envolvem toda população ao longo deste caminho”, afirmou o governador.

Riedel ponderou que os países envolvidos terão grandes desafios pela frente, tanto na infraestrutura física, como nos demais compromissos. “Vamos buscar a fluidez e integração em todas as áreas, que vai ser um desafio para nossas diplomacias. A rota será um motivo de competitividade ao setor privado. No ano que vem teremos a inauguração da ponte (binacional) e as diversas estradas para viabilizar o corredor”.

Governador ao lado da ministra Simone na entrada do evento

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, participou da abertura e destacou que além da rota por Porto Murtinho, tem mais quatro (corredores) em andamento ligando o Brasil aos países da América do Sul, rumo ao Oceano Pacífico. Sobre o corredor do Mato Grosso do Sul destacou que as ações estão avançadas.

“Uma alegria fazer parte deste processo. Somos um povo de paz com nossos vizinhos da América do Sul, o que nos dividem são meras ruas estreitas. Esta unidade nos faz ter uma riqueza única. Hoje temos uma política de Estado com cinco rotas de integração Sul-Americana”.

O secretário Jaime Verruck da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) destacou que o corredor bioceânico é mais do que uma obra e sim uma integração sem fronteiras na América do Sul. “Um novo capítulo da geopolítica, que vai além do concreto e asfalto e sim da integração de pessoas, um compromisso com o futuro, que vai impactar muitas vidas, abrindo um leque de oportunidades”.

O governador de Tarapacá (Chile), José Miguel Carvajal Gallardo

Localizado em ponto estratégico no corredor bioceânico, o porto de Iquique no Chile, é um dos caminhos para seguir rumo ao Oceano Pacífico. O governador de Tarapacá (Chile), José Miguel Carvajal Gallardo, região onde está o terminal, participou da abertura e citou as oportunidades que serão abertas.

“Vivemos um momento histórico, de muito orgulho. Um sonho econômico e social, que vai ser um projeto humanizador, que reduz a distância entre os povos. Oportunidades econômicas em um momento significativo para América do Sul, que era um sonho de tantos e tantas”.

Abertura foi feita no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo

Evento

O Seminário Internacional da Rota Bioceânica e o 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico é uma realização do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com o apoio da Fiems e do Sebrae/MS, tendo a colaboração da Energisa e Águas Guariroba.

As atividades começaram na terça-feira (18) e seguem até dia 20 de fevereiro. O objetivo do evento é fomentar o desenvolvimento e a integração regional entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, destacando as oportunidades e desafios que serão gerados pelo Corredor Bioceânico, trajeto rodoviário de 3.320 km que vai conectar os quatro países ao Oceano Pacífico rumo ao mercado asiático.

A programação contará com painéis, reuniões técnicas e culturais, envolvendo autoridades governamentais, empresários e especialistas de diversas áreas. Todas as atividades ocorrem no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende