Agência Minas Gerais | Evento realizado na Cidade Administrativa marca o dia da posse de 227 novos agentes de segurança socioeducativos

30 de junho de 2025 Off Por admin

Os integrantes da turma de 227 aprovados no concurso público do Edital 01/2022 para o cargo de agente de segurança socioeducativo que compareceram, nesta sexta-feira (27/6), à sede do Governo do Estado, tomaram posse após participarem da solenidade de boas-vindas realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no Auditório JK da Cidade Administrativa. Os convocados ausentes ainda têm até o dia 23/7 para tomar posse.

Os novos servidores empossados serão incorporados ao efetivo em atividade, composto por cerca de 1.200 agentes de segurança socioeducativos, se juntando a eles para garantir a segurança de adolescentes com medida de privação de liberdade e também dos profissionais que atuam nesses estabelecimentos. Deverão cuidar da integridade física, mental e emocional dos adolescentes em regime de internação, internação provisória e semiliberdade e assegurar o cumprimento das medidas socioeducativas, atuando como orientadores em seu processo de reinserção social.

Impossibilitado de comparecer à posse, devido a outros compromissos, o vice-governador Mateus Simões fez questão de enviar um vídeo de boas-vindas aos novos agentes, onde destacou a importância dos novatos para fortalecer ainda mais o sistema socioeducativo do estado. “É preciso interromper os ciclos de envolvimento dos adolescentes com a violência e com o crime, por meio da orientação, para, assim, evitar sua reincidência na prática de delitos e, sobretudo, para promover sua ressocialização”, destacou na mensagem.

O secretário adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública, coronel Edgard Estevo, conduziu o evento, enumerando os avanços do sistema socioeducativo e os investimentos feitos pelo governo estadual no setor. Ele parabenizou os novos agentes e destacou que cada dia de trabalho na segurança pública não pode ser apenas mais um, mas sim o mais importante.  

A subsecretária de Atendimento Socioeducativo, Giselle Cyrillo, por sua vez, fez uma breve apresentação da estrutura do sistema socioeducativo.  Ela citou o papel fundamental exercido pelos agentes na responsabilização dos adolescentes, na garantia da segurança da sociedade e na construção de valores de cidadania dentro da comunidade socioeducativa.

O primeiro lugar feminino foi conquistado por Daiana Abrantes Pinheiro, de 23 anos, que mora em Belo Horizonte e trabalhará no Centro de Internação Provisória Dom Bosco. Entre os homens, a primeira colocação ficou com Paulo Henrique Silva Fonseca, 29 anos. Ele irá atuar no Centro Socioeducativo de Uberlândia. Os dois foram homenageados na cerimônia. O Governo de Minas fará novas nomeações dentro do período da validade do concurso, de acordo com as possibilidades fiscais.