SONORA – Vinte anos depois, incêndio no Mercado Público reforça avanços em segurança e combate a incêndios

20 de agosto de 2025 Off Por admin

No dia 19 de agosto de 2005, Florianópolis viveu um dos episódios mais marcantes de sua história: o incêndio que atingiu o Mercado Público.

Ao todo, 12 viaturas foram empregadas no combate, vindas de Florianópolis, São José, Biguaçu e até Itapema. O fogo foi controlado por volta das 10h20, dando início aos trabalhos de rescaldo que só foram finalizados no dia seguinte.

As chamas atingiram os dois andares do Mercado e se propagaram de forma rápida devido à grande quantidade de material inflamável como roupas e calçados que ficavam estocadas na parte superior da edificação. 

A perícia realizada pelo CBMSC apontou que o incêndio começou em um box de alimentação, a partir de uma fritadeira elétrica e a propagação das chamas foi intensificada pela presença de botijões de gás na parte interna da estrutura.

O caso do Mercado Público de Florianópolis marcou uma série de mudanças nas regras de segurança contra incêndio e na fiscalização, comandante do 1º BBM, tenente-coronel Anderson Medeiros Sarte:

SONORA