Campus Osasco inicia oferta de cursos de extensão em setembro  – IFSP

28 de agosto de 2025 Off Por admin

Cursos regulares foram anunciados durante audiência na noite desta quarta 

O prédio onde funcionará o Campus Osasco do IFSP está em ritmo acelerado de reforma e deve ser o primeiro a ser inaugurado nesta etapa de expansão da Rede Federal, no mês de janeiro de 2026. O anúncio foi feito pelo diretor-geral do campus, Ricardo dos Santos Coelho, durante a terceira audiência pública, realizada na noite desta quarta-feira (27) na Câmara Municipal de Osasco. Na ocasião, ele também revelou os eixos tecnológicos e os cursos ofertados pelo IFSP já a partir de 2026.  

osasco_audiencia3

osasco_audiencia36

osasco_audiencia37

osasco_audiencia33

osasco_audiencia38

osasco_audiencia32

osasco_audiencia34

osasco_audiencia31

osasco_audiencia35

Com um público animado e formado majoritariamente por estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade, a audiência foi iniciada com uma apresentação musical com a participação do guitarrista Dney Bitencout e do saxofonista Alailton Assumpção.  

Para que se definissem os cursos que serão ofertados em Osasco, foi realizada uma série de pesquisas e consultas, destacou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do IFSP, Adalton Ozaki, que representou o reitor Silmário Batista dos Santos na audiência.  

De acordo com Adalton, foram realizados encontros com diferentes secretarias municipais, representantes do arranjo produtivo local, lideranças comunitárias, representações estudantis e a população em geral de modo a ouvir as demandas e os anseios de todos, além de pesquisas sobre o perfil econômico, social, populacional e geográfico da cidade. “Desta forma, as definições se dão de forma coletiva, democrática e transparente”, avalia.  

O tão esperado anúncio dos eixos tecnológicos e cursos foi feito pelo diretor-geral do Campus Osasco do IFSP, Ricardo dos Santos Coelho. Após todos os estudos, definiram-se dois eixos tecnológicos: Controle e Processos Industriais e Comunicação e Informação.  

Dentro do primeiro eixo serão oferecidos dois cursos técnicos: em Eletroeletrônica, cuja oferta se iniciará já em 2026 na modalidade subsequente ao ensino médio; e em Automação Industrial, previsto para 2027 na modalidade integrado ao ensino médio, quando o estudante cursa o ensino médio regular e também o técnico no IFSP.  

No eixo Comunicação e Informação está previsto o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas na modalidade integrado ao ensino médio. A oferta deve se iniciar em 2027 ou 2028, quando também será aberto o primeiro curso superior do Campus Osasco: Licenciatura em Pedagogia. “Com base nas conversas e consultas realizadas na cidade, acredito que os munícipes ficarão satisfeitos com as escolhas”, declarou o diretor-geral. 

Da esquerda para a direita: Ricardo dos Santos Coelho (diretor-geral do Campus Osasco do IFSP), Eder Máximo (secretário municipal de Planejamento e Gestão), Adalton Ozaki (pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do IFSP), Josias da Juco (vereador) e Heber Rocha Farias (vereador) Ricardo Coelho lembrou que o início dos cursos regulares depende da liberação de códigos de vagas pelo Governo Federal para contratação de servidores. Já a oferta de cursos de extensão na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) se iniciará no próximo mês de setembro em parceria com a Prefeitura de Osasco. “Estão sendo avaliados cursos nas áreas de Informática, de Educação e de Marketing”, revela.  

Parcerias

De modo a viabilizar a doação do prédio municipal para o IFSP, os vereadores Heber Rocha Farias, Gabriela Bueno e Matheus Oliveira, membros de um mandato coletivo, dialogam há um ano com deputados federais. “Nosso trabalho foi no sentido de agilizar essa doação para que o IFSP fosse implementado o mais rápido possível na cidade. E deu tudo certo, fomos atendidos pela Prefeitura e também em Brasília”, explicaram. Ao falar sobre a chegada do Instituto Federal, Heber afirmou que a mudança será sentida por toda a sociedade. “O IFSP oferece o melhor ensino médio do Brasil. É um aparelho emancipatório, que melhora a vida dos jovens e também da família e de todos que estão ao redor deles”.  

Adalton Ozaki reforçou a importância da educação ao relatar sua própria história. Foi aluno do curso Técnico em Processamento de Dados quando o IFSP ainda se chamava Escola Técnica Federal e desde então nunca ficou sem trabalhar. “Trabalhei como programador, analista, consultor de TI, tive uma empresa e voltei para o IFSP em 2010 como professor”. Segundo Adalton, outros colegas de curso também ganharam grande destaque no mercado de trabalho.  

O secretário de Planejamento e Gestão, Eder Máximo, representou o prefeito Gerson Pessoa, e destacou a forma profissional como o processo de instalação do IFSP se deu em Osasco. “O IFSP deixou claro que não veio para concorrer com outras escolas do município, mas sim para somar com Osasco. Em todo o processo, trabalhamos com base na boa política, sem pensar em partido, pensando apenas no desenvolvimento da cidade”.  

Presidente da União dos Estudantes de Osasco, Vitor Hugo Paula da Silva contou que o grupo representa os estudantes secundaristas da cidade e luta para a instalação de um campus do IFSP para que os jovens tenham acesso a cursos superiores. “Isso faz parte da democratização. Estudar não é só futuro, é também presente”, encerrou.