Secretaria da Mulher realiza Chá das Rosas dedicado às mães dos pacientes infantis do Hospital do Gpaci – Agência de Notícias
28 de agosto de 2025Fotos: Rose Campos/Secom
A ação, que representou um momento de alívio e cuidados especiais na rotina de quem cuida, mas não tem tempo para se cuidar, atendeu o grupo de mães dentro do espaço de convivência familiar da instituição, que é referência no atendimento de crianças e adolescentes com câncer
A manhã desta quarta-feira (27) foi um dia muito especial na vida de um grupo de mulheres, todas elas mães e que têm em comum os cuidados com seus filhos, encarando os múltiplos desafios na batalha contra o câncer que atinge, de diversas formas, crianças e adolescentes tratados pelo Hospital do Grupo de Assistência e Pesquisa ao Câncer Infantil (Gpaci), parceiro da Prefeitura de Sorocaba e que é uma referência nacional nessa área.
O propósito foi proporcionar a essas mães um momento diferente e de alívio em suas duras rotinas, resultando em acolhimento, carinho e serviços voltados ao bem-estar e aumento da autoestima dessas mulheres. Contando com a parceria de empresas da iniciativa privada e profissionais voluntários, foram oferecidos serviços como cabelo, maquiagem, spa dos pés, cuidados com a pele e massagem.
Para iniciar a atividade, foi feita uma roda de conversa, quando as participantes foram convidadas a relaxar e estimuladas a pensar positivamente, mergulhar em seus pensamentos e trazer à tona seus sonhos pessoais adormecidos. Além de poderem estar acompanhadas de seus filhos e filhas, todas puderam contar com o apoio de uma equipe de palhaços voluntários que proporcionaram momentos de entretenimento e alegria para as crianças.
Em seguida, todas puderam passar pelas mãos dos profissionais de estética, bem-estar e beleza que se revezaram para oferecer a todas um momento de cuidado pessoal e beleza. Ao final, também foram oferecidos brindes às participantes e feito o sorteio de um mimo especial, com produtos oferecidos pelas empresas engajadas na iniciativa, como a marca Lowell, de produtos para cabelos, e a clínica de estética ILS.
“Essa iniciativa visa apoiar as mães de crianças atendidas no Gpaci com um momento especial de acolhimento, onde conseguimos proporcionar um espaço seguro para que essas mulheres compartilhem suas experiências e sentimentos. Reconhecemos que, além do tratamento médico, a saúde mental e o bem-estar emocional são fundamentais durante essa jornada difícil. O Chá das Rosas não apenas oferece apoio, mas também reforça a importância do autocuidado e do respeito a essas mães, que enfrentam desafios imensos. É gratificante ver como a solidariedade pode fazer a diferença na vida delas, trazendo um pouco de leveza em meio à luta contra o câncer”, frisa a secretária da Mulher, Rosângela Perecini.
Bianca Fontoura da Silva é mãe da Brenda, uma garotinha linda, de oito anos e que, há cerca de dois anos iniciou o tratamento contra um câncer. “Ela ainda não está 100% curada, mas está nesse processo, fazendo tudo que é preciso para melhorar. Agora está indo para a escola e é a melhor aluna da classe. Aqui também ela tem apoio para estudar”, conta a mãe, feliz porque a filha não precisou fazer nenhuma cirurgia até o momento. Além da Brenda e toda a atenção que ela desperta, Bianca tem outros dois filhos, Rebeca e Murilo. “É uma rotina difícil, mas aqui em Sorocaba é muito bom porque a gente encontra esse suporte. E eu não tenho vergonha de pedir ajuda. Porque não tenho família junto, somente minha mãe, que agora também ficou doente, e meu marido, que precisa trabalhar”, ela completa.
Vinda da cidade de Buri, estava presente também Ana Júlia Valério Vieira, com sua filha de três anos e nove meses. “É a primeira vez que participo de uma ação como esta e estou gostando muito. Porque, no dia a dia, a gente não tem muito tempo para nós mesmas. Também a minha filha ainda não pode frequentar a escola, pela questão da imunidade. A sorte é que posso contar com meus pais e meu esposo, que dão apoio e me ajudam a chegar nas consultas aqui do Gpaci”, contou.
A mãe do pequeno João Gabriel, de sete anos, é a moradora de Votorantim, Elaine Soares Nascimento. Ao brincar e esbanjar vivacidade, quem o vê o garoto talvez não imagine que está em tratamento desde os três meses de vida. A rotina da mamãe Elaine é desafiadora, porque, além de acompanhar o filho para todas as consultas, exames e procedimentos médicos, ela ainda cuida de outros cinco filhos, sendo o mais velho de 23 anos e João Gabriel, o caçula. Ele e outro irmão, de nove anos, também são autistas, o que requer consultas frequentes a outros especialistas. “Vir aqui, neste dia, foi muito bom. A gente sai da correria e foca um pouco em nós mesmas. E, no dia a dia, não sobra muito tempo. Só consigo parar depois das 23h. Porque eu também olho uma netinha, para minha filha poder trabalhar. Então, não é fácil a rotina, mas a gente é forte!”, ela resume.
Acompanhada da filha de 11 anos estava também Suelen Cristo da Silva. A menina está há um ano e quatro meses seguindo tratamento no Gpaci. Em maio, passou para o tratamento ambulatorial. Mas foi durante esse acompanhamento que surgiu uma dor na perna, que agora está sendo investigada pela equipe médica. “O mais difícil é lidar com o medo. Porque não conseguimos saber o que vem pela frente, o que pode acontecer. E dá muito medo. É uma rotina pesada. Mas a gente consegue superar. No dia a dia, nunca pensamos na gente, só em tratar nossas crianças. A gente nunca pensa em quem cuida de quem cuida. Então, de repente, vir aqui e encontrar várias pessoas vindo até nós, pessoas que nunca nos viram, mas estão vindo cuidar de nós, é algo muito especial. Está sendo um dia sensacional!”, conclui Suelen, com os olhos marejados de emoção.