Agência Minas Gerais | Governo de Minas apresenta andamento de ações do Novo Acordo de Mariana em Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas
14 de setembro de 2025O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), apresentou, nesta sexta-feira (12/9), as ações em andamento do Estado no âmbito do Novo Acordo de Mariana, durante o 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), em Vitória (ES).
A Superintendência Central de Reparação do Rio Doce, da Seplag-MG, participou do painel “Desafios do saneamento na repactuação do acordo de Mariana”, demonstrando o histórico da repactuação firmada em outubro de 2024 e trazendo informações sobre os avanços relacionados ao Anexo 9 – Saneamento Básico, além de um balanço das ações já concluídas, das iniciativas em andamento e do planejamento para as próximas etapas.
“O Governo de Minas está sempre presentes nos espaços de troca de conhecimento e debates que envolvam o Novo Acordo. Os temas de saneamento e projetos ambientais contam com valores expressivos e é muito importante o diálogo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBHDoce) e com outras instituições que atuam na região com a execução e monitoramento ambiental”, afirmou a superintendente Central de Reparação do Rio Doce, Thais Vilas Boas.
Conforme estipulado no Novo Acordo, foram destinados R$ 7,54 bilhões para serem aplicados especificamente em Minas Gerais, com foco em atingir as metas de universalização do saneamento. Os objetivos são atender 99% da população com acesso à água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto, e ainda melhorar a gestão de resíduos sólidos urbanos e a macrodrenagem nos 200 municípios mineiros da Bacia do Rio Doce.
Além do saneamento, também foram apresentados projetos voltados à recuperação ambiental, como reflorestamento, revitalização do rio e da vida aquática, proteção da fauna e flora e medidas de resposta a eventos críticos. Outro assunto de destaque foi os projetos do Novo Acordo relacionados à retomada das atividades agrícolas, com ênfase na recuperação produtiva das propriedades rurais.
A participação da Seplag-MG no Encob contou com o apoio técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG), reforçando a integração entre os órgãos estaduais na condução das tratativas de reparação.
26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas
Com o tema “Emergência Climática: Povos e Territórios – Água é o que nos une”, o evento reúne representantes de comitês de bacias hidrográficas de todo o país, entre os dias 8 e 13/9. Também participam gestores públicos e entidades ligadas à gestão participativa das águas, em um espaço de debate e construção coletiva sobre políticas de recursos hídricos.