Governador Jorginho Mello participa da 21ª Oktobertanz em São Pedro de Alcântara
28 de setembro de 2025Foto: Leo Munhoz /SECOM
O governador Jorginho Mello participou neste domingo, 28, da 21ª edição da Oktobertanz, em São Pedro de Alcântara. Considerada a maior festa alemã da Grande Florianópolis e uma das pioneiras no calendário de eventos típicos de Santa Catarina, a celebração reuniu moradores e visitantes em um fim de semana marcado pela valorização da cultura germânica.
“Nós temos 700 festas em Santa Catarina em diversas regiões. Aqui em São Pedro de Alcântara essa festa abre nossas tradicionais festas da primavera e de outubro. O Governo do Estado por meio da Secretaria do Turismo tem o papel de incentivar e apoiar dando visibilidade e chamando os turistas de outros estados com divulgações é por isso que lançamos o Estação Primavera. Isso ajuda no incremento da economia local de cada cidade e todos ganham porque as cidades ficam movimentadas, a rede hoteleira, os bares e restaurantes”, destacou o governador.
Durante a programação, o público acompanhou o tradicional concurso da Rainha da Oktobertanz, desfiles culturais com trajes típicos, apresentações folclóricas e musicais, além de shows com bandas tradicionais alemãs. A gastronomia foi outro destaque, oferecendo pratos e bebidas que remetem à herança germânica que marca a história da cidade.
“São Pedro de Alcântara está celebrando a 21ª edição da Oktobertanz, que é a maior festa da região da Grande Florianópolis, da primeira colônia alemã do estado de Santa Catarina. Essa festa representa a cultura, as tradições, de poder valorizar os nossos antepassados que vieram para São Pedro de Alcântara, chegaram na nossa cidade em 1829. Ou seja, São Pedro de Alcântara celebrou recentemente 196 anos de imigração alemã e precisamos assim continuar investindo na cultura para que possa manter viva a tradição em nossa cidade. E a Oktobertanz acontece sempre no mês de setembro, porque é a abertura das Oktoberfests em Santa Catarina”, disse o prefeito de São Pedro de Alcântara, Charles da Cunha.
O evento, que começou na sexta-feira, terminou neste domingo com intensa participação da comunidade local e visitantes da região.