CBF pode anunciar Copa do Brasil com final em jogo único a partir de 2026
30 de setembro de 2025É uma das alternativas pensadas pelos cartolas da confederação, que na quarta-feira anuncia mudanças substanciais no calendário do futebol nacional.
A intenção da entidade é diminuir o número de datas para o ano que vem – as mudanças na Copa do Brasil fazem parte de um pacote maior.
De acordo com essa alternativa, no torneio de mata-mata seriam mantidos confrontos de ida e volta entre as oitavas e as semifinais, e jogos únicos nas fases anteriores.
A decisão seria transferida para o fim da temporada, encerrando o calendário, como acontecerá em 2025, num ajuste que a CBF promoveu recentemente para que o Brasileiro termine no dia 7 de dezembro.
A mudança deste ano foi feita para permitir a participação de algum clube brasileiro no Intercontinental da Fifa, que será disputado no Qatar, a partir de 10 de dezembro – Palmeiras e Flamengo podem jogar a competição, caso um dos dois vença a Conmebol Libertadores.
Discutiu-se, também, a possibilidade de que todas as fases das Copa do Brasil fossem em jogo único, com exceção da final, disputada em partidas de ida e volta, mas essa opção parece ter perdido força, segundo relatos.
Uma reunião virtual está prevista para acontecer nesta terça-feira para que as decisões finais sobre as datas do ano que vem sejam tomadas.
Além de mudanças na Copa do Brasil, a CBF também irá cortar cinco datas dos estaduais, que em 2026 terão que ser disputados em até 11 partidas. Há previsão de mudanças também nas copas Verde e do Nordeste, além da ampliação da Série D, que passaria a ser disputada por 96 equipes.
A CBF também quer que a Conmebol troque as duas vagas que times brasileiros têm para as fases preliminares da Conmebol Libertadores por um lugar direto na fase de grupos, mas a confederação sul-americana tem demonstrado resistência à ideia.
Fonte: ge