Compra Segura do Governo de SC é destaque em Simpósio Nacional
2 de outubro de 2025Foto: IpemSP/Divulgação
O Programa de Governo Compra Segura, de Santa Catarina foi um dos destaques no 1º Simpósio Paulista de Infraestrutura da Qualidade. O evento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Capital paulista, pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP).
O simpósio reuniu especialistas, representantes do setor produtivo, academia e instituições de referência com o objetivo de debater tendências, estratégias e inovações que impactam diretamente a competitividade, a confiança nos produtos e o desenvolvimento econômico.
No painel Casos de Sucesso: aplicações da Infraestrutura da Qualidade, o presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC), Alexandre Soratto, apresentou a iniciativa do Governo de Santa Catarina com o programa Compra Segura. A mesa de debate moderada por Claudio Torelli, da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), teve também como apresentadores o superintendente do Ipem-SP, Marcus Guerson e o pesquisador do Gaesi/USP, Erik Sá.
Em sua fala, Soratto destacou a importância da Vigilância de Mercado na relação comercial entre empresas e governos. “mostramos como o Governo de Santa Catarina, por meio do do Imetro-SC, está efetuando compras mais seguras, economizando recursos e garantindo a justa concorrência nas licitações”, destacou.
O programa integra o Compras SC da Secretaria de Estado da Administração (SEA), coordenado pela Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos (DGLC) e executado pelo Imetro-SC. O Compra Segura tem o objetivo de fortalecer a qualidade e a segurança das compras públicas realizadas pelo Estado.
O Impacto da Infraestrutura de Qualidade
O superintendente do Ipem-SP, Marcos Guerson, enfatizou a relevância do Simpósio, destacando o impacto da Infraestrutura de Qualidade na sociedade. “Buscamos reduzir a distância, esclarecer e mostrar que a Infraestrutura da Qualidade é um grande ecossistema, com ferramentas que geram valor e competitividade. Um conjunto de ferramentas que interessa, sobretudo, ao setor produtivo. Uma empresa de boa-fé quer competir em condições justas”, destacou o superintendente.
Além de Santa Catarina e São Paulo, o Simpósio contou com representantes de diversos estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe, Pará e Paraíba.
A mesa de abertura do evento contou com a participação do superintendente do Ipem-SP, Marcos Guerson, do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, do diretor de Avaliação da Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), João Nery Rodrigues Filho, da subsecretária de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional do Estado de São Paulo (SDE-SP), Julia da Motta, do presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário William Esper, do diretor do DECOMTEC e do Comitê de Desburocratização da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Manoel Canosa Miguez, e do superintendente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Masao Ito.