Cícero Lucena prioriza combate ao câncer e cede imóvel que Prefeitura recebeu da União ao Hospital Napoleão Laureano
10 de outubro de 2025Durante solenidade de assinatura de pactos de gestão e destinação de imóveis da União para municípios paraibanos, que contou com a presença da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, o prefeito Cícero Lucena destacou o fortalecimento das ações de enfrentamento ao câncer em João Pessoa. O gestor informou que a Prefeitura foi beneficiada com um imóvel da União fora de uso, onde seria construída uma maternidade. No entanto, decidiu ceder o espaço ao Hospital Napoleão Laureano, para que a unidade possa ampliar sua capacidade com a criação de 50 novos leitos oncológicos.
Além dessa medida, Cícero Lucena ressaltou que, dos R$ 90 milhões destinados pela Prefeitura de João Pessoa ao enfrentamento do câncer, R$ 50 milhões são aplicados por meio do Hospital Napoleão Laureano. A solenidade também contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, do senador Veneziano Vital do Rêgo e do deputado federal Mersinho Lucena, e marcou mais uma etapa do programa ‘Imóvel da Gente’, que transfere imóveis da União sem utilização para que órgãos públicos possam dar novas funções de interesse social.
“Inicialmente, vislumbramos a construção de uma maternidade por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas optamos por priorizar o Laureano, reconhecendo sua importância vital. Aproximadamente 50% dos atendimentos do hospital são destinados a pacientes de todo o Estado, e a Prefeitura demonstra sensibilidade ao garantir acesso, sem restrições, a quem precisa”, afirmou o prefeito, que esteve acompanhado do vice-prefeito Leo Bezerra e do secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira.
A ministra Esther Dweck destacou que o programa ‘Imóvel da Gente’ já cedeu 1.200 imóveis em todo o Brasil, nas áreas de saúde, habitação, educação e cultura. “O programa nasceu de uma determinação do presidente Lula: não se pode permitir que imóveis da União fiquem subutilizados. Se estiverem vazios ou abandonados, devem ganhar nova destinação”, afirmou.
Ela lembrou ainda que, em João Pessoa, a União também cedeu o antigo prédio do Ipase, no Centro Histórico, que será revitalizado pela Prefeitura e transformado em moradia popular.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, também destacou que, além do benefício ao Hospital Laureano, o programa contemplou o Hospital da FAP e o Hospital Universitário, em Campina Grande, além da doação de ambulâncias para o município de Malta, no Sertão paraibano. “Essas ações demonstram a preocupação em oferecer à população acesso a serviços públicos de maior qualidade, especialmente na área da saúde. O maior beneficiado é o povo da Paraíba”, enfatizou.