Exposição do artista visual Sandoval Fagundes pode ser visitada até 2 de novembro no Hotel Globo
12 de outubro de 2025O Hotel Globo recebeu, neste sábado (11), a abertura da exposição ‘Elos Brincantes’, do artista visual Sandoval Fagundes e promovida pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). O primeiro dia da mostra, que tem curadoria de Vitória Formighieri, reuniu apreciadores das artes visuais. A exposição segue aberta à visitação, diariamente, das 8h às 17h, até o dia 2 de novembro.
Com ‘Elos Brincantes’, o público é convidado a mergulhar em uma experiência em que arte e imaginação se entrelaçam em um diálogo contínuo. Durante a abertura da exposição, Sandoval Fagundes explicou que a proposta principal dos trabalhos expostos é proporcionar uma “brincadeira estética”.
“Eu parto de um desenho que atravessa o outro, que rompe a ideia de moldura. Há um tempo atrás, as bordas de um quadro necessitavam de uma moldura, para que ali ficasse guardado aquele conteúdo. Aqui, eu faço o caminho inverso: o conteúdo transborda, atravessa os limites, encontra outro trabalho, outra moldura, e eles se comunicam, brincam juntos”, afirmou Sandoval.
Embora o título ‘Elos Brincantes’ possa sugerir uma relação com o Dia das Crianças, o artista esclarece que a proposta vai além dessa associação e que o caráter “brincante” está na liberdade do gesto e na espontaneidade do ato de criar. “Não há uma linguagem infantil na construção da pintura. A pintura é densa, orgânica, movimentada em ritmos fluidos, tem muito da criança do artista nos momentos do processo criativo, mas nem por isso é infantil”, destacou Sandoval Fagundes.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, falou da satisfação da equipe da Fundação em abrir mais uma mostra na galeria do Hotel Globo, espaço que vem se consolidando como um dos principais pontos de valorização das artes visuais na Capital.
“É sempre uma alegria renovada para toda a equipe da Funjope abrir uma nova exposição aqui na galeria do Hotel Globo. Hoje, temos a satisfação de apresentar a mostra Elos Brincantes, do artista Sandoval Fagundes. Como o próprio nome sugere, há um caráter lúdico nas obras. Elas são compostas por módulos que podem ser rearranjados, o que permite ao público criar sua própria percepção do trabalho. A linguagem e a poética de Sandoval têm um forte traço de abstração, e isso abre espaço para que cada espectador construa, à sua maneira, o seu olhar sobre a obra.”, ressaltou.
Entre os visitantes, estava a estudante de artes visuais Brenda Dias, que elogiou a exposição. “É um trabalho que merece ser prestigiado, porque revela a força, a sensibilidade e a criatividade do artista. É uma arte bastante abstrata, que num primeiro momento pode parecer de difícil compreensão, mas ao mesmo tempo é muito intuitiva”, disse.
Exposição – A exposição apresenta duas etapas distintas: a primeira reúne 16 telas em acrílico com inserções de canetas acrílicas, que exploram cores, texturas e movimentos. Já a segunda parte expande esse universo visual com 27 múltiplos criados a partir das obras iniciais, trabalhados como jogos de espelhamento e duplicidade, em diferentes formatos e dimensões.
O artista – Nascido na Capital paraibana, Sandoval Fagundes é um artista visual, videasta, poeta, inventor e músico brasileiro. Iniciou nas artes plásticas através de cursos livres. Ilustrou livros, capas de discos, cartazes, revistas culturais e, atualmente, trabalha entre os municípios de João Pessoa e Lucena, na Paraíba.