Agência Minas Gerais | Minas é destaque nacional em inovação com projeto que modernizou atendimento ao cidadão
13 de outubro de 2025
A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) conquistou o primeiro lugar nacional no Concurso de Experiências Práticas Administrativas Inovadoras, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA).
A premiação ocorreu durante o 39º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo (CBDA), um dos principais eventos do país voltados à modernização da gestão pública.
O projeto vencedor, Ouvidoria 4.0, representa uma nova etapa na relação entre o Estado e o cidadão, que teve início em 2019, início da atual gestão.
A iniciativa modernizou a escuta pública ao incorporar tecnologia, inteligência de dados e novos fluxos de atendimento, tornando as respostas às manifestações mais rápidas, precisas e resolutivas.
Essa é a quarta premiação nacional recebida pelo Ouvidoria 4.0, que vem se consolidando como referência em inovação e transformação digital no serviço público de ouvidoria.
“O maior reconhecimento vem de cada cidadão que se sente ouvido e tem sua demanda atendida. Inovamos para servir melhor, com empatia, tecnologia e propósito. Essa conquista é de toda a equipe e de cada mineiro que acredita no poder da escuta”, destacou a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira.
Sobre a OGE/MG
A OGE/MG é um órgão autônomo, que auxilia na fiscalização e no aperfeiçoamento dos serviços públicos, além de atuar como instância de participação e controle social.
É vinculada diretamente ao chefe do Poder Executivo Estadual, característica que a distingue, até os dias atuais, dos outros Estados-membros e da União, onde as ouvidorias pertencem à estrutura organizacional de órgãos do Poder Executivo, em caráter de subordinação.
A ouvidoria recebe e registra as denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios do cidadão sobre os serviços e servidores públicos estaduais. Como ferramenta de gestão, gera informações de inteligência a partir dos dados das manifestações recebidas e ajuda os órgãos estaduais a aprimorarem as políticas públicas, beneficiando todos os mineiros.
Canais de atendimento
Bel, atendente virtual: (31) 3915-2022 – WhatsApp
Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br
Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)
Telefones: Disque-Ouvidoria (162) Disque-Saúde (136)