Dia Nacional do Lobo-guará é comemorado com mais de mil pessoas neste domingo (12) no PZMQB – Agência de Notícias

13 de outubro de 2025 Off Por admin



13 de outubro de 2025

15:20

Por: Michelle Alves

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizou, neste domingo (12), das 13h às 16h, uma programação especial no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, para celebrar o Dia Nacional do Lobo-guará e o Dia das Crianças, comemorados no dia 12 de outubro.

As atividades ocorrem próximas ao recinto da espécie, um dos animais símbolos do Cerrado e que está ameaçada de extinção na natureza, e contou com a participação direta de mais de mil pessoas que conheceram um pouco mais sobre o canídeo e o trabalho desenvolvido pelo Zoológico para a conservação deste e de inúmeros outros animais tão importantes da nossa biodiversidade.

O objetivo da programação educativa foi sensibilizar crianças e adultos para a conservação do lobo-guará, uma espécie muitas vezes injustiçada pela associação ao lobo mau das histórias infantis. A alimentação do lobo-guará, diferente do lobo americano, consiste em grande parte de frutos diversos e por isso a espécie é considerada uma importante dispersora de sementes, sendo a sua presença essencial para a manutenção do cerrado. O Dia do Lobo-guará faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente no município de Sorocaba, instituído pela Lei Municipal nº 8.812/2009.

Durante a programação, os visitantes puderam participar da exposição “Conhecendo o lobo-guará” onde aprenderam sobre as características e curiosidades da espécie e conheceram a história da Nicole, a fêmea de lobo-guará que vive no Zoológico. Também observaram os itens que compõem a alimentação da espécie e, além disso, tiveram a oportunidade de tirar fotos com um exemplar de lobo-guará taxidermizado (“empalhado”).

Ao longo da programação também foram realizadas atividades lúdicas como um jogo da memória com curiosidades sobre o lobo-guará, distribuição de adesivos, e pintura facial. Além disso, as crianças receberam um livreto com jogos e uma ilustração do lobo para colorir e tiveram a oportunidade de deixar um recado para o lobo-guará em um mural, como forma de presentear a espécie pelo seu dia.

E como é tradição, para comemorar o seu dia, a Nicole recebeu um bolo especialmente preparado pela equipe técnica do zoológico com alimentos que fazem parte da sua dieta. Essa atividade, além de lúdica, funciona como um enriquecimento ambiental, oferecendo a alimentação de forma diferenciada para que o animal utilize diferentes sentidos e estratégias para obtenção do alimento, que além de frutas, também continha um pedaço de frango “escondido” e embrulhado em um papel.

Sobre o lobo-guará

O lobo-guará habita as áreas abertas e de Cerrado, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul no Brasil, assim como alguns países vizinhos, como Paraguai e Argentina. As principais causas de ameaça de extinção da espécie são atropelamentos, perda de habitat, envenenamento, caça, entre outras.

Eles têm a pelagem do corpo avermelhada, exceto no pescoço, orelhas e ponta da cauda, que são brancos, e dorso e patas negras. Carnívoros e onívoros, ou seja, além de carne também comem vegetais, eles podem medir até um metro de altura. O lobo-guará tem hábito solitário, podendo ser visto aos pares somente no período reprodutivo.