Prefeitura realiza coleta de dados para elaboração do censo da população em situação de rua na Capital
21 de outubro de 2025A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), está realizando o Censo 2025 da população em situação de rua, na Capital. A ação vai até sexta-feira (24).
“Esse trabalho quer traçar um raio-x do perfil dessas pessoas, como o nome, idade, cidade de origem, o que as levou a estar na rua, se estudam ou têm vontade de estudar, se fazem uso de drogas, fazendo um grande mapeamento para conhecermos melhor esse público e orientar as políticas públicas de proteção e promoção social, em João Pessoa”, explicou Diego Tavares, secretário de Direitos Humanos e Cidadania.
A iniciativa conta com a participação de equipes dos Serviços Socioassistenciais da Diretoria de Assistência Social, envolvendo profissionais das proteções sociais em seus diferentes níveis de complexidade (básica, média e alta). Nesta primeira etapa, as equipes realizam abordagens nas ruas, seguindo um mapeamento das áreas, cobrindo todos os territórios, com abordagem social. Durante as visitas, são aplicados questionários que ajudarão a traçar o perfil dessa população.
O trabalho de campo segue até quinta-feira (23) nas ruas da Capital. Na sexta-feira (24), o levantamento será realizado nas unidades de acolhimento do Município.
Capacitação – Antes de irem a campo, todos os profissionais envolvidos participaram de uma capacitação técnica, com o objetivo de apresentar os instrumentos de coleta, as rotas logísticas e as orientações sobre abordagem e diálogo com os entrevistados.
“A capacitação serviu para que cada entrevistador compreendesse a metodologia de trabalho, as rotas de atuação e a melhor forma de abordar as pessoas, garantindo um processo respeitoso e eficiente”, explicou Katiana Cavalcante, coordenação da vigilância socioassistencial do Município, que está à frente da ação.
A previsão para a apresentação dos resultados do Censo é para o primeiro semestre de 2026, quando os dados consolidados serão apresentados em um relatório que orientará novas estratégias de atuação da rede socioassistencial da Capital.