Prefeitura de João Pessoa inicia vacinação em profissionais que atuam no setor de Turismo
29 de outubro de 2025A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e apoio da Secretaria de Turismo (Setur), iniciou, nesta terça-feira (28), a vacinação dos profissionais que atuam no setor de turismo na Capital. A ação tem foco na prevenção contra o sarampo e na atualização do calendário vacinal. A iniciativa contempla trabalhadores de agências de viagens, empresas de transporte turístico, meios de hospedagem, bares, restaurantes, promotores de eventos, guias de turismo e outros profissionais que atuam diretamente com visitantes na cidade. A estimativa é de que cerca de quatro mil trabalhadores integram esse segmento na Capital.
A vacinação está sendo aplicada no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na Rua Almirante Tamandaré, n⁰ 100, próximo ao Largo da Gameleira, em Tambaú, das 10h às 17h.
A funcionária do guichê da Cooperativa de Transportes de Passageiros, Maria Helena Crispim, de 50 anos, foi uma das primeiras a se vacinar nesse primeiro dia de ação. De acordo com ela, a iniciativa da Prefeitura é muito importante, tendo em vista todos trabalharem diretamente com o público. Na venda de passeios e no processo de explicação, Maria Helena disse que sempre tem contato direto e, com a vacinação, será mais uma proteção à sua saúde.
A cooperativa conta atualmente com 82 pessoas que trabalham com cerca de 90 veículos. A maior demanda de passeios é para o litoral Sul e, no período de alta estação, o movimento aumenta muito. Recentemente, revelou, grupos de turistas de Angola, Argentina e Chile estiveram comprando passeios. “Temos turistas de vários lugares do país e do exterior, com maior fluxo de paulistas e mineiros”, afirmou Maria Helena Crispim.
O turista gaúcho Leonardo Mesquita, de 56 anos, também aproveitou a equipe de vacinação para atualizar a caderneta. Ele precisou tomar apenas a vacina contra o Sarampo e elogiou a ação da Prefeitura. Ele soube pela internet e disse que não pensou duas vezes para tomar as vacinas. “Todos nós temos que ter a responsabilidade de atualizar na caderneta de vacinação, mas essa ação ajuda muito as pessoas a terem mais atenção e incentiva a todos se vacinar”, pontuou.
A vacinação será realizada com a aplicação da tríplice viral, imunizante que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Além disso, os profissionais poderão atualizar o esquema vacinal com outras vacinas importantes, como hepatite B, febre amarela, dT (difteria e tétano) e influenza, de acordo com a avaliação individual de cada profissional.
Sarampo no Brasil – De acordo com o último boletim do Ministério do Turismo, o país já soma este ano 34 casos confirmados de sarampo. Desses, nove foram importados por pessoas que retornaram do exterior, 22 ocorreram por contato com indivíduos infectados fora do país e três apresentaram compatibilidade genética com variantes do vírus em circulação em outros países. Até o momento, os estados do Tocantins, Maranhão e Mato Grosso estão classificados como em surto de sarampo.
“Com a inclusão do trade turístico na campanha, a Prefeitura de João Pessoa busca fortalecer a prevenção, garantir um ambiente seguro para o turismo e proteger a saúde pública de forma ampla”, reforça Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto, Cartão SUS e o cartão ou caderneta de vacina.
Saiba onde os profissionais do turismo devem ser vacinar:
Local: Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – em frente ao Mercado de Peixe;
Rua: Almirante Tamandaré, n⁰ 100, Tambaú;
Dias: 28, 29 e 30 de outubro;
Horário: 10h às 17h.
