Secretaria da Juventude leva jovens e oficinas ao Expo Favela – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
29 de outubro de 2025 Off Por adminA Secretaria da Juventude Carioca (JUVRio) participou da Expo Favela Innovation Rio 2025, realizada nos dias 25 e 26 de outubro, na Cidade das Artes. O evento, reconhecido por reunir empreendedores, artistas e projetos das favelas de todo o país, conectou talentos periféricos com investidores, aceleradoras e grandes nomes do mercado. Cerca de 100 jovens dos Espaços da Juventude e do Pacto pela Juventude participaram das atividades e circularam pela feira.
A JUVRio teve um stand no evento e apresentou o trabalho desenvolvido pelos Espaços da Juventude, iniciativa que já certificou mais de 36 mil jovens em cursos gratuitos de tecnologia, economia criativa e desenvolvimento pessoal. Atualmente, são sete unidades em funcionamento localizadas no Estácio, Cidade de Deus, Madureira, Vargem Pequena, Campo Grande, Vigário Geral e Jacarezinho. O stand da JUVRio se tornou um ponto de aprendizado, experimentação e troca de experiências, destacando o potencial da juventude carioca e o impacto das políticas públicas voltadas para esse público.
– A proposta foi levar para a Expo Favela um pouco da energia e do talento dos jovens que fazem parte dos programas da secretaria, mostrando como o conhecimento adquirido nos Espaços da Juventude tem transformado realidades e criado novas oportunidades – destacou a secretária da Juventude Carioca, Gabriella Rodrigues.
Uma das participantes, Yasmin Leal da Silva, de 18 anos, aluna do Espaço da Juventude de Vigário Geral, destacou a importância da experiência.
– Foi muito legal ter a oportunidade de ir ao Expo Favela. Além do estande da JUV, que mostrou na prática o que aprendemos nos cursos do Espaço da Juventude, o que eu mais gostei foi o ambiente Favela Literária. Pude conhecer o trabalho de artistas incríveis.
O público que visitou o stand participou de oficinas e experiências práticas inspiradas nos cursos oferecidos nos Espaços. Entre as atividades estiveram o “Jogo do Fortnite – Design de Games”, uma vivência interativa sobre o universo dos games e suas possibilidades profissionais; a Oficina de DJ, que apresentou jovens formados na Indústria do Som demonstrando suas habilidades na montagem de sets e mixagens ao vivo; e a Oficina de Impressora 3D, com impressoras em funcionamento e peças produzidas pelos alunos, evidenciando o papel da tecnologia na economia criativa.
