São Januário foi palco da gravação do curta documental ‘Camisa 9’, sobre antiga mesa redonda da TV
12 de novembro de 2025A Warner Bros. Discovery (WBD) anuncia a estreia do curta documental CAMISA 9, dirigido pelo carioca Guilherme Baptista, como parte da segunda edição do programa de aceleração de talentos Narrativas Negras Não Contadas – Black Brazil Unspoken, de WBD Access. A produção estará disponível a partir do dia 10 de novembro na HBO Max e HBO, com exibição também no canal TNT.
Em CAMISA 9, Guilherme revisita a história de um programa de mesa redonda de futebol conduzido por Orlando, Luiz Orlando e Oswaldo Baptista, no Rio de Janeiro, no fim dos anos 1980. Com um formato inovador e irreverente, a atração marcou a época ao desafiar padrões da televisão esportiva tradicional, abordando o futebol com humor, opinião e identidade, sendo também pioneiro em colocar comunicadores negros no centro da tela.
Décadas depois, o curta revive a mesa redonda com um dos ex-apresentadores, Luiz Orlando Baptista, celebrando o legado do criador Orlando Baptista e a representatividade desses comunicadores pioneiros na televisão brasileira, influenciando a linguagem esportiva nacional. O documentário reconstrói a trajetória desses profissionais que marcaram o imaginário do futebol nacional.
Guilherme Baptista é diretor, produtor e documentarista natural do Rio de Janeiro. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com ênfase em Antropologia Visual, iniciou a carreira dirigindo clipes musicais independentes e documentários universitários. Entre seus trabalhos anteriores, destaca-se a direção da primeira temporada da série ”Reconhecer e Reparar: Consciência Negra”.
”Participar deste projeto foi uma experiência única, sem igual. Ter um apoio tão grande de um canal para trazer uma história familiar tão única é incrível, e conseguir fazer com que essa história chegue a tanta gente me deixa muito feliz. É ótimo saber que tanta gente vai conseguir ter a magnitude dessas histórias tanto quanto eu tive ouvindo elas.”, destaca Guilherme Baptista, diretor do filme.
O programa Narrativas Negras Não Contadas, desenvolvida em parceria com a WIP Narrative Design Studio, gestora de propriedades intelectuais e desenvolvedora de negócios no entretenimento, oferece mentoria e recursos a criadores negros brasileiros que estão iniciando suas trajetórias no audiovisual. O projeto busca impulsionar a entrada desses profissionais em um mercado historicamente marcado pela sub-representação.
A WBD Access, é uma plataforma da Warner Bros. Discovery que atua com iniciativas de desenvolvimento, promovendo oportunidades reais e visibilidade. O programa conecta profissionais de grupos sub-representados aos conteúdos e marcas da empresa.
NARRATIVAS NEGRAS NÃO CONTADAS é uma produção da Endemol para a Warner Bros. Discovery, com supervisão de produção de Adriana Cechetti e Verônica Villa pela WBD.
Fonte: Universo da TV
