Metareciclagem recebe visita do Grupo Escoteiro Santana – Agência de Notícias

7 de maio de 2024 0 Por admin1



6 de maio de 2024

14:30

Por: Luís Gustavo Adabro

O projeto Metareciclagem, localizado no Trujillo, recebeu, no último sábado (4), a visita de 22 integrantes do Grupo Escoteiro Santana – 191, sendo 18 lobinhos e quatro mestres de escoteiros.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o Metareciclagem tem como objetivo a reutilização e o reaproveitamento de diferentes materiais eletrônicos, em parceria com a Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten).

Todos os itens recuperados nos cursos de capacitação da Uniten são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) para doação às entidades cadastradas. Os itens que realmente não têm utilização são encaminhados às cooperativas da cidade, gerando renda aos seus associados, itens esses que são destinados à logística reversa, para reaproveitamento.

Os escoteiros foram recebidos pela coordenadora do projeto, Nadia Teixeira, e pela técnica Nádia Louise Almeida. Elas deram uma explicação interativa sobre a importância da reciclagem de eletrônicos, a preservação dos recursos naturais e a responsabilidade de cada indivíduo na construção de um futuro sustentável.

No local, as crianças puderam conhecer um pouco mais sobre como é realizado o trabalho de logística reversa (quando há o reaproveitamento das partes e dos resíduos produzidos), bem como todo o trabalho do Metareciclagem. Os participantes também puderam colaborar com o projeto municipal, doando materiais eletrônicos sem uso.

Ainda, o grupo de escoteiros participou da dinâmica do imã e aprendeu mais sobre atração e retração. Ao final da visita, os mestres dos escoteiros fizeram um jogo de perguntas com os lobinhos sobre o processo de reciclagem de materiais eletrônicos.

Educadores que tenham interesse em realizar projetos similares podem sempre contar com a equipe do Metareciclagem. A unidade, que está localizada na Avenida Armando Sales de Oliveira, 762, no Trujillo, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/whats: (15) 3417-3825 ou pelo e-mail: [email protected].