Cidade de São Paulo terá cinco novas extensões de Etecs no segundo semestre

14 de maio de 2024 0 Por admin1





CEUs Heliópolis, Rosa da China, São Miguel, Casa Blanca e Campo Limpo contarão com cursos técnicos administrados pelo Centro Paula Souza



O Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo de SP que administra as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), em parceria com a Prefeitura de São Paulo, implantará a partir do segundo semestre de 2024 cinco novas classes descentralizadas (CD) na capital – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos gratuitos, sob a administração de uma Etec. As vagas são ofertadas em todas as regiões do município.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas e devem ser feitas até o dia 17, às 15h, pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. A prova será aplicada no dia 9 de junho, às 13h30.

As novas unidades estão localizadas nas zonas Sul e Leste. Cada uma irá oferecer 30 vagas para aulas no período noturno. Confira a distribuição:

  • CEU Casa Blanca – Extensão da Etec Abdias do Nascimento – curso de Administração;
  • CEU São Miguel (Luiz Melodia) – Extensão da Etec Zona Leste – curso de Finanças;
  • CEU Heliópolis (Profª Arlete Persoli) – Extensão da Etec de Heliópolis – curso de Marketing;
  • CEU Campo Limpo – Extensão da Etec Carolina Carinhato Sampaio – curso de Recursos Humanos;
  • CEU Rosa da China – Extensão da Etec de Sapopemba – curso de Recursos Humanos.

A capital já conta com um total de 60 unidades de CDs, entre CEUs, Escolas Municipais e Escolas Estaduais, que juntas oferecem 2.015 vagas para formação de profissionais de nível técnico. Na cidade, ao todo o processo seletivo das Etecs oferta 9.225 vagas.

Em todo o estado, são 41.790 vagas em cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo. A relação completa de unidades, cursos e vagas está disponível no site do Vestibulinho das Etecs.

Inscrições

Para se inscrever no Vestibulinho das Etecs o interessado deve acessar o site, preencher a ficha de inscrição disponível no menu Área do candidato e responder ao questionário socioeconômico.

Também é necessário pagar a taxa de R$ 40. O recolhimento do valor pode ser feito até o último dia de inscrição, em qualquer agência bancária, na internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda pela ferramenta getnet, disponível no site oficial do Vestibulinho, com cartão de crédito. A inscrição no Vestibulinho das Etecs será efetivada somente após o pagamento da taxa.

Caso o candidato necessite, as Etecs disponibilizam computadores e acesso à internet para que a inscrição seja realizada. Para isso, é preciso entrar em contato com a unidade para obter informações sobre datas e horários disponíveis.

As informações no ato da inscrição são de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos. Na Portaria do processo seletivo e no Manual do Candidato estão disponíveis detalhes sobre a documentação necessária e as orientações para o preenchimento correto.

Requisito

Para concorrer a uma das vagas para os cursos técnicos nas três modalidades, o candidato deve ter concluído ou estar cursando a partir da segunda série do Ensino Médio ou equivalente, apresentando no ato da matrícula o Certificado de Conclusão ou a declaração de que está cursando o período. Confira informações detalhadas na página 2 da Portaria.

Para concorrer a uma vaga de Especialização Técnica, além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível no site do processo seletivo.

Para disputar uma das vagas remanescentes de segundo módulo, é necessário estar cursando a terceira série do Ensino Médio, ou ter concluído esse ciclo, e comprovar experiência profissional na área do curso, por meio de avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet.